ZUMBIDO NOS OUVIDOS E SEUS INCÔMODOS

O ouvido, por ser um órgão muito sensível, necessita de cuidados e atenção especiais. Um dos incômodos que pode acometer esta parte do corpo é o chamado “zumbido”, um barulho, por vezes discreto dentro do ouvido, que pode se tornar uma incômoda companhia de quem sofre este transtorno. E apesar de, por vezes ter sua causa com difícil diagnóstico, o zumbido tem cura.

Por se tratar de um sintoma, e não de uma doença, o zumbido, ou também conhecido como ‘’tinnitus’’, possui diversos sons, como o barulho de uma sirene, um chiado, mosquito, entre outros. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde Cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem de zumbido. Em todo o mundo, são 278 milhões de pessoas com o problema.

“O principal obstáculo para o tratamento do zumbido é descobrir o que está causando os impulsos que geram o barulho. Cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva, porém, nos demais casos é necessária uma investigação detalhada, pois até mesmo alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula podem causar este distúrbio”, explica o médico especialista em otorrinolaringologia, Wilian Mattos.

Entre outras possíveis causas para o surgimento do zumbido estão o excesso de cera, infecções e lesões do ouvido. Outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo também podem dar origem a esse sintoma como desvios de coluna e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles.

O zumbido pode afetar a qualidade de vida do paciente, causar depressão, insônia, e a reduzir a capacidade de executar atividades rotineiras como estudar ou trabalhar. “A orientação ao perceber este sintoma é não ignorá-lo. Apesar de muitos pacientes serem orientados a conviverem com esse incômodo, por ser invisível, existem sim tratamentos médicos que minimizem ou mesmo eliminem por completo o zumbido no ouvido”, orienta Dr. Wilian Mattos.