INSÔNIA: DESAGRADÁVEL COMPANHIA NOTURNA

Ter dificuldade para se manter acordado no dia a dia pode ser o primeiro sintoma de que algo não está certo durante o sono. Dificuldade para dormir, ou mesmo para manter o sono são os primeiros sintomas da insônia, incômodo que atinge pessoas de diversas faixas etárias e pode ter inúmeras causas. Entre elas estão alguns distúrbios que devem ser tratados por um médico especialista em otorrinolaringologia.

Por não ser uma doença, mas um sinal que algo vai mal, qualquer indivíduo que queria se livrar da insônia, esse inconveniente noturno, deve investigar seu sono.
O médico especialista em otorrinolaringologia, Wilian Mattos explica que o primeiro passo pode ser a chamada higienização do sono. “Essa higienização consiste em se livrar de alguns hábitos que ajudam na perda do sono, como a ingestão de café, estimulantes energéticos, shakes emagrecedores, bebidas alcoólicas e cigarro. Cuidar do ambiente em que se vai dormir também é importante, como mantê-lo agradável, escuro e livre de ruídos. Uma boa dica é trocar o uso do celular ou de computadores por uma boa leitura antes de dormir”, aconselha o especialista.

Quando a insônia é causada por doenças obstrutivas como o aumento das amígdalas, das adenóides, e até o desvio do septo nasal, tratamentos caseiros não serão eficazes e o certo é procurar o tratamento mais adequado. “Estas doenças ocasionam a dificuldade do fluxo respiratório normal, causando assim o tão incômodo ronco, deficiências respiratórias, além da redução da qualidade do sono. No caso de crianças o tratamento é cirúrgico, já em adultos, pode ser também por meio do uso de medicamentos adequados. Em casos menos graves a própria higienização do sono pode ser eficaz em diminuir ou mesmo cessar o ronco.”, explica Dr. Wilian Mattos.

O sono possui várias funções, ele é o responsável pela consolidação da memória e aprendizado, além de trazer o organismo de volta à condição em que se iniciou o dia após uma jornada de obrigações. Voltar à atenção para a qualidade do sono remete não somente a uma noite bem dormida, mas também a uma melhor qualidade de vida.