CONFIRA AS DICAS PARA DRIBLAR O TEMPO SECO

A baixa umidade relativa do ar no Tocantins, assim como em diversos Estados do Norte do Brasil, já tem atingido níveis de alerta nesta época do ano. Chegando a marcar números abaixo dos 30%, sendo que o ideal é uma taxa de umidade em torno dos 70%, os problemas respiratórios e os incômodos no nariz também já começam a se manifestar, tanto em crianças como em adultos a dificuldade para respirar é o primeiro sintoma que alguns cuidados devem ser tomados.

Tosse, nariz ressecado e entupido, espirros, dor de cabeça, dor na garganta, ouvido entupido e dolorido são queixas comuns nesta época do ano. O clima quente e seco favorece o aumento da incidência de doenças respiratórias principalmente nos grupos: crianças, idosos, alérgicos, asmáticos, ou portadores de doenças respiratórias crônicas.

“O nariz tem a função de aquecer, filtrar e umidificar o ar. Com o clima seco há uma irritação na mucosa do nariz e ele deixa de desempenhar suas funções de maneira eficaz. Já no paciente alérgico, por exemplo, a dificuldade é ainda maior, pois esta mucosa já está previamente inflamada e irritada, causando um transtorno ainda maior, como dores de garganta’’, lembra o médico especialista em otorrinolaringologia Wilian Mattos.


Confira algumas dicas para se evitar os incômodos do tempo seco:

Beba água
Investir na hidratação é a forma mais simples e eficaz de se evitar os incômodos advindos do tempo seco. Beba muito suco natural e água, não se esquecendo de sempre oferecer para as crianças. Outra boa fonte de água é a ingestão de frutas e verduras.
Nesta época também é recomendado evitar alimentação pesada como frituras e alimentos gordurosos, tais como fast food, para facilitar o processo de digestão.

Atenção com o uso de umidificadores de ar
Umidificadores devem ser usados com cautela, pois ambiente úmido demais pode ser prejudicial aos alérgicos, devendo -se manter a umidade em torno dos 50%.
Bacias e toalhas molhadas não têm a capacidade de modificar a umidade do ambiente, mas podem melhorar o conforto. Inalação com medicação deve ser utilizada somente com a recomendação médica. Vale lembrar que no caso de febre, falta de ar e dores, deve-se procurar atendimento médico e evitar a auto-medicação.
O mesmo cuidado deve ser tomado em relação ao ar condicionado que pode ressecar ainda mais o ambiente.

Limpeza nasal
Pessoas expostas a ambientes mais ressecados e/ou com poluentes (ar condicionado e poeira) devem realizar a limpeza ate mais vezes ao longo do dia. A limpeza é simples e pode ser realizada com soro fisiológico aplicado com uma seringa em bastante quantidade em cada narina, ou até com os vários sprays encontrados em farmácias. Para as doenças nasais, a limpeza nasal tem mais valor do que a própria inalação.
É recomendada a limpeza nasal com soro fisiológico para adultos e crianças pelo menos duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, para livrar o nariz de secreções, agentes poluentes e irritantes.