APLICATIVO TRADUZ CONTEÚDO PARA LÍNGUA DE SINAIS

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil cerca de 10 milhões de surdos. Deste total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa. A partir dos trabalhos desenvolvidos para este público, a empresa brasileira ProDeaf criou o “WebLibras”, ferramenta que traduz o conteúdo de sites para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além de facilitar a compreensão do texto para aqueles que têm maior dificuldade, o mecanismo também serve como uma espécie de consulta para quem domina o português. Pelo “WebLibras”, os veículos de comunicação produzidos na internet e empresários interessados podem se cadastrar no plano gratuito, com limitação nas ferramentas oferecidas pelo software, básico, para sites com maior produção de conteúdo, por R$ 89 ao mês, ou no especial, que projeta a ferramenta a partir da necessidade do cliente.

Depois do cadastro, o usuário da ferramenta tem acesso a uma página de serviços, como o painel de controle das traduções, e também pode acompanhar o passo a passo de como implantar no site.

ProDeaf Móvel

Além do “WebLibras”, a empresa também conta com o “ProDeaf Móvel”, que traduz automaticamente pequenas frases do português para Libras, através de texto escrito ou reconhecimento de voz. Ele é o único que possui um Dicionário de Libras com milhares de palavras em português e com sua respectiva tradução, que pode ser utilizado sem a necessidade de conexão com a internet.

O aplicativo, que já tem mais de 90 mil downloads, está disponível para download gratuito em celulares Android (via Google Play), iOS (iPhone/iPad/iPod) e, em breve, para Windows Phone 8. Com quatro anos atuando no mercado, a ProDeaf surgiu de maneira inusitada. Alunos do curso de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco se reuniram para criar um projeto na faculdade. Entre os integrantes, estava um deficiente auditivo e a dificuldade para se comunicar motivou os jovens a buscarem soluções globais para o problema.


Fonte: Portal Imprensa