17 DE NOVEMBRO: DIA MUNDIAL DO PREMATURO

Dia Mundial do Prematuro - 17 de Novembro

Segundo a OMS, todos os anos são cerca de 15 milhões de nascidos em partos prematuros no mundo e no Brasil a prevalência de partos prematuros é de 11,7%, ainda alta segundo dados da UNICEF em 2013.

São crianças que já entram nesse mundo tendo que enfrentar uma árdua batalha pela vida e, com o apoio de suas famílias, de pediatras e equipes multiprofissionais de unidades de terapia intensiva neonatal, muitos conseguem vencê-la e podem deixar o ambiente hospitalar para desfrutar uma infância normal e saudável.

 Porém, esses pequenos guerreiros apresentam risco elevado para certos tipos de doenças. Entre elas está a perda auditiva, uma deficiência "invisível" que só é percebida de maneira tardia, quando a criança apresenta atraso no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação.

A incidência de perda auditiva ao nascimento é elevada (3-5 por cada mil nascidos vivos no Brasil), ganhando até de doenças que são investigadas pelo "teste do pezinho". E esse risco, já presente em recém-nascidos mesmo sem problemas na gestação e parto, apresenta-se mais elevado em crianças que nascem antes do tempo, com uma incidência de 2 a 4 para cada 100, segundo a Sociedade Brasileira de Otologia.

Por isso o Teste da Orelhinha deve ser realizado em todos os recém-nascidos e, nos prematuros, também um seguimento periódico com o otorrinolaringologista é recomendado. Fiquem atentos!

Parabéns às famílias e equipes de neonatologia por esse dia!