Conheça as principais causas do nariz entupido

A expressão “você é o ar que eu respiro” é usada pelos apaixonados para demonstrar a importância da pessoa amada, afinal sem ar não viveríamos. Mas tão importante quanto respirar é fazer isso da forma correta.

A respiração, na maioria das vezes é inconsciente e involuntária e o ar deve entrar no organismo pelo nariz, esta é via correta. A respiração nasal umidifica e aquece o ar além de filtrar.

Não é exagero dizer que, respirar pelo nariz é qualidade vida. Mas ninguém está livre de uma congestão nasal ou nariz entupido, que normalmente vem acompanhado de coriza e até de alterações na voz (voz fanha). Em jovens e adultos este problema, é mais um incomodo, porém se ocorre com frequência é preciso ficar atento, pois as causas podem ser as mais diversas, desde um simples resfriado até um câncer por exemplo. Aprenda a ler os sinais que o seu corpo lhe dá e busque informações consultando um otorrino.

Bebês

No caso dos bebês a história é diferente e é preciso ainda mais atenção, já que eles preferem respirar pelo nariz e têm dificuldade de respirar pela boca, além disso, as vias nasais são muito finas, entopem mais facilmente e eles não sabem assoar o nariz. O nariz entupido pode gerar alterações no sono, irritabilidade e as causas devem ser investigadas para evitar problemas futuros.

Descongestionante nasal

O uso regular de descongestionantes nasais, não é recomendado pelos médicos, uma vez que eles podem elevar a pressão arterial, provocar taquicardia e também a chamada renite medicamentosa, além de causar dependência, porque contém substâncias como oximetazolina, nafazolina e fenoxazolina que são viciantes.

Nariz entupido na gestação

Durante a gestação é muito comum as mulheres reclamarem de nariz entupido, acredita-se que isso ocorra pela alteração hormonal que o corpo sofre e pelo aumento do fluxo sanguíneo na mucosa nasal. O que é chamado de renite da gravidez. O tratamento é o mesmo de outras renites, mas como descrito acima as recorrências não devem ser ignoradas e precisam ser informadas ao seu médico otorrino.