O que causa a dor de garganta?

Quando a garganta dói, na maioria das vezes, a dor está relacionada a problemas nas amígdalas. Aquelas duas bolinhas que temos no fim do céu da boca.

Elas são gânglios linfáticos. Sua função é ajudar o sistema de defesa a proteger o organismo, já que pela a boca entra no nosso corpo grande parte das bactérias e germes que nos contaminam. Considere que o ar que respiramos também passa por elas.

Acontece que essa função de defesa vai perdendo sua efetividade com passar dos anos, ela atua com mais frequência na infância. Sua extração/retirada é recomendada só em casos crônicos de amígdalites, diferente de antigamente, que era mais comum operar. A decisão de extrair as amígadalas vai ser tomada pelo médico de acordo com cada caso e tipo de infecção.



 


Causas da amígdalite

Amigdalite bacteriana: A inflamação da garganta pode ser originada por bactérias. Mais comuns as Streptococos e Pneumococos.

Amigdalite Viral: Causada por vírus como o Adenovírus, Epstein-barr,Citomegalovírus e vírus da parotidite.

Amigdalite aguda e crônica: Se a inflamação durar até três meses ela é considerada aguda. Agora se ela passar de três meses ou for recorrente, é classificada como crônica. Neste caso provavelmente você vai precisar retirar as amígdalas, mas não se preocupe, apesar de ser uma cirurgia, hoje a tecnologia, assim como a medicina avançaram muito e você pode fazer um procedimento a laser, o que é mais rápido e eficiente. Reduz complicação e tempo de recuperação. Em poucos dias será possível voltar a ter uma vida normal e ainda melhor, sem inflações constantes.